o terrorismo no Brasil
Na mesma linha de Pensamentos de mudar o pais, a oposição também agregava valores desconfortaveis.
O terrorismo proveniente de setores radicais das Forças Armadas tinha por objetivo amedrontar a população e as oposições, e desestabilizar o governo, a fim de provocar um endurecimento do regime.
O ato terrorista mais grave ocorreu em abril de 1981, no Rio de Janeiro.
Em março de 1983, porém, o deputado federal do PMDB, Dante de Oliveira. Apresentou uma emenda constitucional que estabelecia eleições diretas para presidência da República.
A partir daí,as oposições mobilizaram a população com objetivo de pressionar os parlamentares a aprovarem a emenda constitucional. Por todo o país, grandes comícios, atos e manifestações públicas foram realizadas. O lema da campanha era "Diretas Já"
São criados os Centros Integrados de Educação Pública -
CIEPs, no Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do educador e antropólogo Darcy Ribeiro, com objetivo de atender até mil crianças em dois turnos de atividades.
A LDB de 1971 é alterada nos dispositivos referentes à profissionalização do ensino de 2 o grau, implicando em algumas mudanças na proposta curricular, dispensando as escolas da obrigatoriedade da profissionalização, voltando a ênfase à formação geral , explica as camadas curriculares e indica o sentido humanista da preparação para o trabalho .
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL é extinto e criado o Projeto Educar.
O Conselho Federal de Educação ressurge a Filosofia como disciplina optativa.
Em 15 de janeiro de 1985,
O terreno se torna mais pantanosos quando o Assunto é terrorismo. Naõ se trata mais da busca pelo lucro, a atividade deixa de ser Honesta para se tornar uma defesa ideolgica do terrorismo.
Do mesmo modo, Não se pode dizer que o terrorista possa ser contido sob o prisma da prevenção geral e especial. O criminoso por razões intima