O Território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento
Marcelo José Lopes de Souza é graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem também uma especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além do doutorado em Geografia na Universität Tübingen, Alemanha, e o pós-doutorado na University Of London, Inglaterra. Desde o ano de 1995 é professor do Departamento de Geografia da UFRJ, onde desenvolve também uma série de projetos de pesquisa que têm como temática principal o desenvolvimento sócio-espacial das cidades brasileiras e o planejamento e gestão urbanos dessas cidades.
Especificamente trabalha com o papel e a dimensão espacial dos movimentos sociais, os esquemas de participação popular no planejamento e na gestão urbanos, a violência e o medo como obstáculos para um desenvolvimento urbano autêntico. Marcelo Lopes de Souza, como é mais popularmente conhecido, é extremamente engajado com os problemas acerca da desigualdade social e tem como "laboratório" as favelas da cidade do Rio de Janeiro, por isso, acredita que o planejamento urbano é uma importante ferramenta de promoção da qualidade de vida e de justiça social.
Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros que são uma grande referência para estudantes e professores da geografia e de suas áreas afins. Recentemente tem se preocupado com o subdesenvolvimento das teorias do desenvolvimento, pois para ele há uma crescente onda neoliberal que eclipsa as estratégias de desenvolvimento mais generosas e menos tacanhas para os países pobres.
2. RESUMO
O presente trabalho de Souza vem, seguindo uma linha comum à Iná Elias de Castro e Roberto Lobato Corrêa, entre outros, se debruçar sobre conceitos muito caros à geografia que, contudo, têm tido seus usos limitados por pré-concepções e limitações historicamente construídas e impostas a estes, a exemplo do conceito escala geografia trabalhada por Iná Elias (CASTRO,