Fichamento
Período: 2014.1 Aluno: Ana Claudia Carvalho
Fichamento do Texto: Desenvolvimento Sócio Espacial
. O mundo de hoje é essencialmente marcado por incertezas, e não por certezas em relação ao “progresso” ou ao valor absoluto da ciência. Voltou a ser relevante dedicar esforços a interpretar e elucidar a realidade, caso queira contribuir para transformá-la.
.Discussão referente a um esforço conceitual atinente à reflexão sobre o desenvolvimento sócio espacial. Mais do que teórico-conceitual. ->íntima ligação entre conceitos e teorias, entre conceituação e teorização.
. Enfoque procedural da mudança sócio-espacial.
- Macroteoria “aberta” do desenvolvimento sócio espacial, fundado no princípio da autonomia-> conteúdo substantivo do arcabouço teórico. -Ferramenta para explorar o vínculo entre espaço geográfico e relações sociais, para uma mudança para melhor. -Superação dos obstáculos e gargalos. -Evitando “muletas” e as ideologias capitalistas que teorizam o desenvolvimento como desenvolvimento econômico e o teleologismo, etapismo, eurocentrismo e etc.
-A definição do conteúdo da “mudança para melhor” reservada como um direito e uma tarefa dos próprios agentes sociais, e não do analista.
-A opção por um enfoque procedural é a melhor saída, na compreensão do autor, para livrar o debate em torno da mudança sócio-espacial de seus vários vícios derivados do olhar eurocêntrico.
.Desenvolvimento como transformação social para melhor, propiciadora de melhor qualidade de vida e maior justiça social.
. Enquanto houver heteronomia, (assimetria estrutural de poder, inequidades e etc.) fará sentido almejar uma mudança para melhor na sociedade, rumo a mais autonomia. ->Autonomia individual- liberdade de perseguir, lucidamente e com conhecimento de causa, a própria felicidade, livre de opressão. ->Autonomia coletiva- a