SUR Ex 01
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Sociologia Urbana – Ex. 01
Mariana da Silva Duarte – UC14101014
Fichamento: SOUZA, Marcelo J. Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In CASTRO, Iná E.;GOMES, Paulo C. Da C.; CORRÊA, Roberto L.(orgs.) Geografia Conceitos e Temas. Rio de Janeiro. Bertran. 1995
O tema abordado no texto é o território. De acordo com o autor, território é uma parte do território nacional que compreende os espaços geográficos, os sentimentos patrióticos, o governo, a dominação, e a defesa do território pátrio em situações de guerras.
É levantada a questão sobre o fato de o território ser somente o espaço físico ou se existe uma nova visão com relação ao espaço e o que ocorre nele socialmente. (De acordo com o autor ocorreu de fato uma evolução no modo como se compreende o território)
O território hoje pode ser definido e delimitado a partir de relações de poder, identidade e interesses comuns entre os cidadãos que ocupam o espaço físico.
A partir dessa nova forma de definir o território podemos enfatizar importantes elementos que interagem entre si para a formação e desenvolvimento da sociedade os quais são o próprio território, o desenvolvimento e a autonomia.
O território passa a ser visto de outra forma a qual pode ser comparada as “redes sociais” as quais podem ser temporárias, moveis e que geram um grande desenvolvimento que transforma e amplia os horizontes desenvolvendo um senso de autocrítica em relação aos direitos e participação ativa na comunidade em sua comunidade.
Dessa forma constrói-se uma autonomia que inspira mudança social, dentro dos limites da liberdade. A comunidade se consolidada e se desenvolve respeitando os direitos básicos criados a partir da identidade e especificidades de cada um sem esquecer a sua ligação com o poder.
O autor procura mostrar que o território é a soma de vários fatores: o espaço físico, a comunidade, suas necessidades específicas, as formas