o terminal
O TERMINAL
A comunicação é necessária em nosso dia a dia, nos comunicamos através da fala, de sinais, cores, etc. podendo então transmitir o mesmo código para varias pessoas. Mas o que se relata no filme O Terminal é a dificuldade que Viktor Navorski tem em se comunicar com as pessoas em seu redor.
Viktor viaja para Nova York, chegando ao aeroporto JFK ele é retido pelo Departamento de Segurança não podendo entrar no pais ou voltar para Krakozhia, pois durante sua viagem Krakozhia sofreu um golpe de estado e as fronteiras foram fechadas , invalidando assim o seu passaporte.
No aeroporto o diretor da segurança Sr. Frank Dixon, tenta explicar a situação para Viktor, porem ele nada compreende, pois não domina o código, ou seja, não fala inglês. Percebendo que o Sr. Navorski não o entendia, o diretor então decide usar linguagem mista para explicar que Krakozhia estava em guerra, com uma maça demonstra como se fosse os revolucionários que derrubaram o governo e um pacote de salgadinho simboliza o pais. Já que com linguagem verbal não foi possível Viktor compreender o ocorrido.
Viktor ao escutar o hino de seu pais corre para a televisão e através de imagens entende que Krakozhia esta em guerra. Ele então percebe a necessidade de entender e de ser entendido por todos, ele é muito esperto e adquire dois livros iguais em línguas diferentes, comparando os dois ele aprende varias palavras novas, e com a convivência no aeroporto consegue dominar o código. Após conseguir dominar o código ele é chamado pelo diretor para ajudar um passageiro que foi preso com medicamentos. Viktor percebendo a situação não so traduz como resolve o conflito ajudando o passageiro. O faxineiro vendo tudo o que Viktor havia feito promove uma radio corredor comunicando então que Navorski teria ficado na frente das armas impedindo a morte do passageiro. E todos o chamam de herói. O seu ato heroico é reforçado quando sua mão é copiada e se espalha por todo o aeroporto com esse