O Terceiro Setor
O Terceiro Setor se define, de forma simples, como o conjunto de organizações sem fins lucrativos que visam o bem comum, e esse se constitui em contraposição às organizações do Estado (primeiro setor) e do mercado (segundo setor). De modo geral, essas organizações atuam com a finalidade de suprir carências da sociedade ou agir em prol de interesses públicos, causas que geralmente não são supridas dentro dos outros dois setores, mas que podem ser apoiadas por eles.
É preciso se esclarecer que há requisitos que definem uma organização como ‘sem fins lucrativos’. Essas são pessoas jurídicas: institucionalizadas, privadas, de fins não lucrativos, auto-administradas e voluntárias. Sendo assim, qualquer organização que se encaixe em todos esses itens e vise um bem coletivo, se encaixa como pertencente ao Terceiro Setor.
Devido à multiplicidade de necessidades existentes em nossa sociedade, há diferentes vertentes de atuação das organizações do terceiro setor, que foram surgindo ao longo do tempo de acordo com cada contexto histórico, sendo as principais: causas difusas (são aquelas envolvidas em lutas por direitos sociais, equilíbrio planetário e desenvolvimento sustentado); promoção social (essas prestam serviços a segmentos da sociedade tidos como carentes ou excluídos, atuando nas áreas como saúde, esporte, lazer, educação, emprego, cultura, amparo à velhice, dependência de drogas, abrigo de menores abandonados e sem teto, acolhimento de animais, etc.); fomento (são as constituídas para socializar o conhecimento, financiar e orientar projetos, arquitetar redes e intermediar fontes diversas de recursos).
Também existem diferentes nomenclaturas relacionadas a essas organizações. A mais disseminada delas é a ‘ONG’, que é usada para identificar tanto associações quanto fundações (tipos de constituição jurídica possíveis para organizações do Terceiro Setor). Os títulos ‘Instituto’ e ‘Instituição’ são partes do nome de uma associação ou fundação, que