O telencéfalo
O telencefalo é formado pelos dois hemisferios cerebrais, o direito e o esquerdo, que são separados parcialmente pela fissura longitudinal do cérebro.Sendo que é dividido em 5 lobos: frontal, parietal, occipital, temporal e a ínsula, sendo que esta última não se relaciona diretamente com nenhum osso e situa-se profundamente no sulco lateral.
1.1 Lobo frontal
Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Os lobos frontais são considerados o nosso centro de controle emocional e lar da nossa personalidade.
Os lobos frontais são extremamente vulneráveis à ferimentos devido à sua localização na parte frontal do crânio, à sua proximidade com asa do osso esfenóide e ao seu grande tamanho. Estudos realizados com MRI (ressonância magnética) apontaram que a área frontal é a mais atingida por lesões traumáticas moderadas no cérebro.
Existem diferenças assimétricas importantes nos lobos frontais. O lobo frontal esquerdo está envolvido no controle de movimentos relacionados à linguagem, enquanto o lobo frontal direito desempenha um papel em habilidades não-verbais. Alguns pesquisadores enfatizam que esta regra não é absoluta e que em muitas pessoas ambos os lobos estão envolvidos em praticamente todos os comportamentos.
1.2 O lobo temporal
Lobo temporal é a estrutura central responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro.A inatividade desta área provoca a Síndrome de Klüver-Bucy.
Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos. Os sons produzem-se quando a área auditiva é estimulada. Tal como nos lobos occipitais, é uma área de associação - área auditiva secundária - que recebe os dados e que, em interacção com outras zonas do cérebro, lhes atribui um significado permitindo-nos reconhecer o que ouvimos.
Na superfície supero-lateral é limitado superiormente pelo sulco