Família e escola, união que gera uma aprendizagem de sucesso
Roberta Lima PIMENTEL
Selma Carvalho SANTOS
“ Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança , honre-a, acrescente a ela, e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
Albert Einstein
Resumo: O presente trabalho trata da importância da família como papel fundamental da formação de um Indivíduo. Sendo a presença da família na escola gerador de resultados positivos na aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar embasamentos teóricos para fortalecer a interação da família com a escola e elucidar a importância da mesma como prática reflexiva no processo de construção da cidadania.
Palavras-chave: Família, escola, cidadania, aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
A ausência da família é um dos fatores preocupantes que levam os dirigentes das instituições escolares a buscar situações que envolvam os pais no âmbito escolar, pois segundo Oliveira (2008), a participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente.
De acordo com Di Santo (2007), a fundamentação teórica para a relação escola/ família como um dever da última para com o processo de escolarização e importância de sua presença no contexto escolar é publicamente amparado pela legislação racional e diretrizes do MEC, aprovadas no decorrer dos anos 90.
Para Sônia Oliveira (2008), podemos citar: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), artigos 1º,2º,6º e 12º ; Plano Nacional de educação ( aprovado pela Lei nº 10172/