Contrato de constituição social
FILME: PONTOS DE MUTAÇÃO
CAPITULOS TRÊS,QUATRO, SEIS E NOVE.
ALUNA: TALITA F. LARA MOREIRA
O filme "Ponto de Mutação" – 1990 - baseia-se no livro de Fritjof Capra, escrito no ano de 1982. Fritjof nasceu na Áustria no ano de 1939, físico e pesquisador no campo da ciência moderna, é Doutor em física pela Universidade de Viena, e autor de também do livro "O Tão da Física" que é considerado um best-seller internacional. O filme é dirigido por Bernt Capra – irmão de Fritjof , tem como atores Liv Ullmann, Sam Waterston, John Heard e Ione Skye a música é de Philip Glass.
Os 126 minutos do documentário ocorrem na ilha de Mont Saint Michel na França, onde por acaso se encontram um poeta angustiado com o sentido da vida humana, um político liberal em crise por ter perdido as eleições e uma física (Liv Ullmann) frustrada por ver suas experiências serem utilizadas por militares para fins destrutivos. Os três passam a discutir - do início ao fim do filme - o conhecimento humano, a partir de três pontos de vista diferentes que são próximos e ao mesmo tempo distantes entre si. O filme aborda questões no âmbito da física, economia, política, psicologia, ecologia etc, pontos estes que fazem parte da crise da percepção da realidade da vida moderna.
Apesar de monótono e redundante, "Ponto de Mutação" é extremamente interessante pois nos leva a uma nova forma de ver a realidade, uma mudança de paradigma, diferente do obsoleto modelo cartesiano que nos limita a apenas olhar e analisar um objeto e suas reações. Essa nova visão da realidade é sistemática, não olha simplesmente o objeto isolado, mas sim o conjunto de suas conexões e como estas refletem no mundo de modo positivista.
É excelente a abordagem que nos leva a ver o mundo com suas cíclicas mudanças porém o mundo não se baseia em um exército de seres humanos mecânicos, afinal existem os sentimentos e sensações que nos fazem mudar nosso comportamento.
1- Explique a relação