Telencéfalo
Compreende os 2 hemisférios cerebrais, direito e esquerdo. Os 2 hemisférios são separados incompletamente pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso.
Sulcos e Giros. Divisão em lobos
A superfície cerebral apresenta várias depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunferências cerebrais.
Muitos sulcos são inconstantes e não recebem qualquer denominação, outros mais constantes recebem denominações especiais e delimitam os lobos e as áreas cerebrais.
Em cada hemisfério cerebral, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral (de Silvius) e o sulco central (de Rolando).
Sulco Lateral: separa o lobo frontal do lobo temporal, com trajeto para face súpero-lateral do cérebro, onde termina dividindo-se em 3 ramos: ascendente, anterior e posterior.
Sulco Central: oblíquo a face súpero-lateral do hemisfério separando o lobo frontal do parietal. É ladeado por dois giros paralelos, um anterior giro pré-central e outro posterior giro pós-central.
De um modo geral, as áreas situadas adiante do sulco central relaciona-se com a motricidade (giro pré-central), enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a sensibilidade (giro pós-central).
Assim temos os lobos frontal, temporal, parietal e occipital. Além destes existem um quinto lobo, a insula, situado profundamente no suco lateral.
O Lobo Frontal se localiza acima do sulco lateral e adiante do sulco pré-central.
O Lobo Occiptal é limitado anteriormente pelo sulco parieto-occipital.
E uma linha imaginária contínua do ramo posterior do sulco lateral até meio do sulco parieto-occipital delimita o lobo parietal do temporal.
O Lobo Insula situa-se profundamente ao lobo temporal.
O Lobo Temporal situa-se abaixo do sulco lateral. O Lobo Parietal situa-se acima do sulco lateral e posterior ao sulco central.
Lobo Frontal
O lobo frontal abriga a área