O Tabagismo
O tabagismo é o acto de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio activo é a nicotina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.
O cigarro
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes. Essas substâncias tóxicas actuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos e contêm mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:
Nicotina – é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno – substância eu facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioactivas – polónio 210 e carbono 14;
Agro tóxicos – DDT;
Solvente – benzeno;
Metais pesados – chumbo e o cádmio (um cigarro contém 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispneia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);
Níquel e Arsénico – armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em grangena dos pés, causando danos ao miocárdio.
Porquê fumar?
Existem vários factores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação. No caso dos jovens ainda é pior porque além das propagandas pelos meios de comunicação, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. Antes dos 19 anos de idade o jovem está na fase de construção da sua personalidade. Pesquisas mostram que a