Tabagismo
OBJJETIVOS:
1)Obter conhecimento sobre o tabagismo e os aspectos gerais que estão envolvidos e que levam a criança e o adolescente a fumar.
2) Conscientização, informação e alertar a comunidade escolar sobre suas conseqüências.
METODOLOGIA DO TRABALHO:
O trabalho é o resultado de pesquisas orientada, realizada em grupo, como complemento ao Projeto Ensino Médio Em Rede: " É PROIBIDO FUMAR". Áreas de estudo: Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologia.
INTRODUÇÃO O trabalho trata de um dos maiores problemas da atualidade, que é o tabagismo, definido como o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco. Tabagismo é a intoxicação provocada por abuso do tabaco (Nicotina tabacum, planta da família das Solanáceas), através do hábito de fumar e da conseqüente dependência. O propósito do trabalho é informar, ajudar e esclarecer sobre o Tabagismo, tema que envolve nosso cotidiano, mas pouco debatido nas escolas.
CIGARRO NA CRIANÇA E NA ADOLESCÊNCIA Estudos mostra que o fumo na infância e na adolescência está aumentando a cada dia. Nas crianças, o uso começa em geral por verem os pais fumando ou por abandono, deixados nas ruas ou por falta de vigilância dos responsáveis. Entre os adolescentes o ato de fumar, está associado ao desenvolvimento da ansiedade, que pode ter como conseqüência uma série de distúrbios emocionais, que aparecem no final da adolescência ou no início da idade adulta. Em geral o adolescente adquire o hábito de fumar entre os 14 e 17 anos, por influência de amigos ou também pôr verem os pais fumando. A mídia contribui muito, quando apresenta a onipotência de jovens nos esportes, sucesso e beleza, veiculadas ao ato de fumar.
EFEITOS DO TABACO SOBRE A VIDA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- Em geral as crianças e adolescentes que usam drogas, tiveram como porta de entrada neste submundo, o cigarro.
- Distúrbios emocionais, e psicológicos.