O século dos cirurgioes
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
MAURICIA GONÇALVES REIS
O SÉCULO DOS CIRURGIÕES
CONFORME DOCUMENTOS DE MEU AVÔ, O CIRURGIÃO
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Enfermagem nos Cuidados Integrados de adulto e idoso no período Pré operatório do VIII período, sob a orientação da professora Lùcia Helena.
ParipirangaAbril de 2014
THORWALD, Jurgen. O século dos cirurgiões: conforme documentos de meu avô, o cirurgião. São Paulo: Leopardo, 2010.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Jurgen Thorwald foi um escritor alemão, historiador e jornalista conhecido por suas grandes obras que narram a história da medicina forense e a Segunda Guerra Mundial. Thorwald nasceu com o nome de Heinz Bongartz, mas usou o pseudônimo de Jürgen Thorwald, com o intuito de trabalhar de forma mais ativa na Alemanha tomada pelos soviéticos após a II Guerra Mundial. Em 1947 ele adotou legalmente o novo nome.
RESUMO DA OBRA
O autor referencia fatos e histórias tendo como princípio de fundamentação a narrativa de episódios da vida de diversas pessoas. É uma obra complexa, clássica e impressionante, ao mesmo tempo em que se estende pela simplicidade de sua essência de fatos, estando dividida em cinco partes. A obra apresenta a desenvoltura de um médico que fora considerado um no marco histórico de sua mocidade ao narrar todo o processo cirúrgico da medicina. A narração varia conforme a idade do menino, visto que o pai adaptava a história do conhecimento médico que ia adquirindo como seu pupilo ao seu conhecimento sobre a anatomia feminina. A trajetória de McDowell cooperará respeitosamente para a inclusão do século dos cirurgiões numa época não civilizada da cirurgia, que figurava a anestesia fúnebre, dolorosa, assolada pela tristeza e pela morte, do grande e glorioso século dos cirurgiões, que só desabrocharia em 1846. A figura de McDowell ficou