O surgimento das historias em quadrinhos
25 de Março de 2014
João Pessoa
Introdução
Neste trabalho, falarei sobre o surgimento das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, quais foram os primeiros quadrinhos. Quadrinhos são objetos de estudos de diversos campos do conhecimento já há muito tempo. Possível observar as mais diversas tendências: alguns preocupados em denunciar o conteúdo prejudicial às crianças; outros priorizando as particularidades da linguagem dos quadrinhos; além daqueles que buscam no material analisados um “reflexo” das contradições sociais; entre outros. Não é mais possível assumir o argumento recorrente em muitas abordagens sobre o tema, denunciando a suposta carência de pesquisa sobre os quadrinhos.
Quem gosta de ler histórias em quadrinhos, com certeza, já se perguntou como elas surgiram. Porém, o que não deve imaginar é que existem várias respostas diferentes para essa questão…
Desenhos da pré-história nas cavernas de Lascaux, na França.
A ideia de contar histórias por meio de imagens pode ser observada desde a pré-história. Nessa época, os seres humanos desenhavam nas rochas os acontecimentos de seu dia-a-dia, como as caças que realizavam. Desenhos desse tipo existem nas cavernas de Lascaux, na França, assim como em outros lugares do mundo, e são chamados de arte rupestre. Quem tiver a chance ver essas pinturas pode perceber que as imagens obedecem a uma sequencia – assim como os quadrinhos que conhecemos hoje.
Na Antiguidade, o imperador romano Trajano construiu uma coluna para contar suas batalhas.
Já na Antiguidade temos o exemplo de Trajano, imperador romano que, no ano 113, mandou construir uma coluna, onde suas batalhas eram contadas em vários desenhos feitos em espiral. A coluna hoje leva seu nome e quem a vê pode constatar que as imagens obedecem a uma ordem e estão relacionadas umas com as outras, contando uma história.
M. Vieux-Bois, criada em 1827, é talvez a primeira história em