O suicidio
O SUÍCIDIO ESCRITO EM 1897 ,TRATA DE UM ASSUNTO CONSIDERADO PSICOLOGICO POR DURKEIN COMO FENÔMENO SOCIAL. A INTENÇÃO DE DURKEIN ERA PROVAR SUA TESE DE QUE O SUÍCIDIO É UM FATO SOCIAL ,INDEPENDENTE DO INDÍVIDUO,ESTABELECIDA EM TODA SOCIEDADE E PORTANTO DEVE SER CONSIDERADO COMO ASSUNTO SOCIOLÓGICO.
DURANTE OS ESTUDOS SOBRE O SUÍCIDIO ELE TENTA PROVAR SUA TESE DE QUE ESTATÍSTICA SÃO INSUFICIENTE PARA DETERMINAR SUAS CAUSAS .DURKHEIN ESTUDA AS CAUSAS DO SUÍCIDIO E COM ISSO CLASSIFICA-AS DE ACORDO AS CARACTERÍSTICAS: EGOÍSTA ,ALTRUÍSTA , ANÔMICO E FATALISTA
A EGOÍSTA O INDIVIDUO SE ISOLA DA VIDA SOCIAL ,PARA ESSE INDIVIDUO POUCO IMPORTA A SUA VIDA NA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA NADA JUSTIFICA OS ESFORÇOS JÁ QUE NÃO ESTA INTEGRADO A SOCIEDADE.
ALTRUÍSTA QUANDO O INDÍVIDUO SENTE -SE FORÇADO A TOMAR TAL ATITULDE PARA MOSTRAR COMO UM ATO HEROÍCO QUE A SOCIEDADE ESPERA DELE.
ANÔMICO OCORRE EM CASO EXCEPCIONAIS QUE SÓ SE DÁ QUANDO HÁ CRISES DOENTIAS,EMOCIONAIS DOLOROSAS OU NÃO .
FATALISTA QUANDO O INDIVIDUO É REGULADO DEMAIS PELA SOCIEDADE ,ELE SE SENTE OPRIMIDO EM UM SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA DIANTE DO DESTINO E DA SOCIEDADE.
SEGUNDO DURKHEIN O SUÍCIDIO SERIA UM FATO SOCIAL POR CAUSA DA SUA REGULARIDADE SOCIAL,ELE DESCARTA EM PRINCÍPIO O SUICIDIO COMO DOENÇAS MENTAIS EMBORA SABENDO QUE ESSES INDIVÍDUOS SÃO PROPENCOS AO SUICÍDIOS PARA ELE O SUICÍDIO NÃO SE LOCALIZA NO INDIVÍDUO E SIM NA SOCIEDADE ASSIM DESIGNANDO COMO FATO