O sucesso do Marketing Institucional
O Marketing Institucional é a gestão de imagem de uma empresa ou pessoa envolvendo todos os seus públicos, mantendo uma visão ligada às tendências, pois as mudanças e exigências do mercado acontecem com muita rapidez e cobram certa postura dos consumidores e das empresas. Segundo, Zenone, (2006), o mercado de ação do Marketing abrange todo o público de pessoas cujas necessidades podem ser satisfeitas através de produtos os serviços prestados.
Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que esse público se una às empresas que devem estar sempre abertas a aprender e transformar o aprendido em realidade. O marketing institucional se caracteriza pela ênfase colocada na satisfação das necessidades e desejos do consumidor antes do produto ser produzido, passando a considerar todos os públicos com os quais o cliente se envolve. E como isso tem se incorporado cada vez pelas mais diversas empresas, e acaba deixando de ser um diferencial e passa a ser uma exigência do mercado, fazendo com que ocorra a multiplicação de marcas que disputam os mesmos segmentos.
Pois, o objetivo é fazer com que isso auxilie no comércio dos produtos ou serviços. É aí que as empresas se aproximam das causas sociais, buscando associar seu nome a determinados valores e conceitos consagrados pela opinião pública. Única e exclusivamente por intermédio do Marketing Institucional, onde as empresas pode se aproximar de atividades que constituem algumas áreas específicas de aplicação, envolvendo ações que podem estar ligadas às estratégias de venda, de uma forma que agregue mais valor ao produto/serviço.
Isso vem sendo incorporado ao composto de mercado como reforço às atividades já praticadas pelo Marketing tradicional. Sendo assim, cabe ao Marketing Institucional prestar atividades de polimento da imagem da organização, na busca de uma boa reputação e reconhecimento do público que se pretende atingir.
Complementando a ideia de Zenone (2006), Vaz (2003),