o social e a escola
O texto a seguir fala sobre o ponto de vista de Vygotsky em relação à interação do aluno com o professor, escola, sociedade e sociocultural, usando o texto de João Carlos Martins como base para o desenvolvimento desses conceitos. A escola, o professor e o pedagogo têm um papel muito importante no desenvolvimento do individuo como mediador. Relatará como as diferenças étnicas fazem parte do aprendizado como um todo, usando como exemplo a educação inclusiva e suas dificuldades em ser conduzida por toda a escola. O texto colocará que para o trabalho do pedagogo ser bem feito, ele precisará de vários fatores como base, para que se desenvolva da melhor forma possível.
DESENVOLVIMENTO
Segundo o texto de João Carlos Martins, de acordo com o ponto de vista de Vygotsky, desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio. A importância das trocas entre os parceiros como momentos significativos no processo ensino aprendizagem, segunda esta psicologia, deve se criar condições para que os alunos se tornem cidadãos com livre árbitro e formadores de opiniões. Para Vygotsky o aprendizado começa primeiro por dentro e depois se unifica com o que acontece a sua volta, tendo como referência o seu meio ambiente.
Nos últimos anos muito se falou sobre a formação desses professores, para que se invista melhor nesses futuros profissionais, não apenas como meros educadores, mais sim como mediadores do aprendizado. A nossa história se constrói e consolida através de outras histórias, onde o indivíduo se consolida com sua vivência. Ainda pelo ponto de vista de Vygotsky tudo que está no sujeito existe primeiro no social (interpscicologicamente) e depois de compreendido e modificado pelo sujeito é jogado na sociedade no plano intrapscicológico. Conforme a criança vai aprendendo ela vai se modificando. Ainda com este olhar a linguagem do meio ambiente reflete