O sistema único de saúde – sus
A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas (positivamente ou negativamente). Para que esse movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos. A força elétrica é capaz de impulsionar essas partículas (íons) de níveis de energia mais altos para mais baixos estabelecendo potenciais elétricos. A corrente galvânica também denominada corrente continua define-se como aquela em que o movimento das cargas de mesmo sinal se desloca no mesmo sentido e com uma intensidade fixa. O termo “continua” indica que a intensidade de corrente e constante em valor e em direção . A corrente galvânica, ao passar pelo tecido, transferir íons de um polo para outro. Há uma dissociação eletrolítica do cloreto de sódio tissular, em cátions sódio e ânions cloreto. O ânion cloro, como portador de carga elétrica negativa migrara para o polo positivo do eletrodo perdendo sua carga elétrica negativa e assim reagindo e transformando-se em cloro molecular. A ultrassom é um aparelho que emite ondas sonoras, muito utilizado na estética para tratamento auxiliar de combate a celulite e gordura localizada e pós operatório.
A sonorização confere um movimento oscilatório das partículas intra e extra celulares formando a micromassagem celular que:
- produz um aumento da permeabilidade da membrana celular, fazendo com que ocorra a aceleração do intercâmbio de fluidos e melhorando o metabolismo celular.
- produz desagregação de complexos celulares e macrocelulares.
- favorece a liberação de aderências, provavelmente pela separação das fibras colágenas.
Efeito térmico: o organismo opõe uma resistência ao movimento mecânico tendo como resultado final a produção de calor. Essa produção contribui para a estimulação do metabolismo celular e da circulação sanguínea.
- liberação de substâncias vasodilatadoras
- desagragação de moléculas complexas
- partículas que se disassociam e