O Sistema Terra
Geologia é a ciência que estuda a terra: como nasceu, evoluiu, como funciona e como podemos ajudar a preservar os habitats que sustentam a vida. Para explicar características que têm milhões e até bilhões, os cientistas analisam o que está acontecendo hoje no planeta.
A terra tem bilhões de anos (está de acordo com as idades de milhares de rochas antigas, medidas por técnicas laboratoriais precisas).
O carvão é uma rocha formada por a partir de plantas mortas.
Os terremotos são causados pela ruptura de rochas ao longo de falhas geológicas.
A queima de combustível fóssil causa o aquecimento global.
Registro geológico: é a informação preservada nas rochas originadas em vários tempos da longa história da terra. Esse registro é decifrado combinando informações como o exame de rochas no campo, mapeamento detalhado de suas posições em relação a formações rochosas mais antigas e mais novas. O registro geológico diz que, geralmente, os processos que vemos atuantes na terra hoje funcionaram de modo muito semelhante ao longo do tempo geológico. Este é o conceito conhecido como Princípio do uniformitarismo (“O presente é a chave do passado”). Isto não significa que todos os fenômenos geológicos ocorrem de forma mais lenta.
Eventos súbitos: um meteoroide grande que impacta a terra pode escavar uma vasta cratera em questão de segundo, um vulcão pode explodir seu cume, uma falha pode romper o solo muito rapidamente em um terremoto. Eventos mais lentos: migração dos continentes, soerguimento de montanhas, erosão das mesmas.
Forma e superfície da terra
A terra não é uma esfera perfeita. Por causa de sua rotação, ela é levemente abaulada no equador e um pouco achatada nos polos. Além disso, a curvatura suave da superfície terrestre é quebrada por montanhas e vales e outros altos e baixos.
A topografia é medida com relação ao nível do mar. Suas duas maiores feições são os continentes que têm elevações típicas de 0 a 1 km acima do nível do mar, e