Sistema Terra
Através da sismologia e da meteorítica
2. Como foi possível determinar os estados físicos das geosferas internas da Terra?
Através da meteorítica.
3. Qual é a composição básica das geosferas da Terra?
Meteoritos metálicos (sideritos e siderólitos), compostos por Fe (~92%) e Ni (~8%), e os meteoritos rochosos (condritos e acondritos), de composição muito similar às rochas terrestres básicas e ultrabásicas.
4. O teor de ferro aumenta ou diminui do núcleo para a crosta terrestre? E os teores de silício e oxigênio?
Fe Diminui. Si e O aumentam.
5. Como a crosta continental se diferencia da crosta oceânica?
A crosta continental é a capa superior do planeta, coincidindo com os continentes. A crosta oceânica é a parte da capa superior do planeta presente sob os oceanos. 6. Conhecendo agora um pouco mais sobre as características e dimensões do nosso planeta e sua situação no universo, como você situa e avalia a presença do homem?
Como um câncer, onde tudo que toca destrói.
7. Trace um paralelo entre hipótese Gaia e os Processos Geológicos.
De acordo com Hipótese Gaia, a terra é considerada como um único organismo, dotado da capacidade de manter o nosso planeta adequado à vida, onde o meio biótico molda o meio abiótico.
Já os processos geológicos, baseiam-se no conjunto de ações que promovem modificações na crosta terrestre, seja em sua forma, estrutura ou composição. A energia necessária a tais ações provém do sol ou do interior da Terra, ou seja, ao contrário da Hipotese Gaia os processos geológicos (terremotos, vulcões) também moldam a terra.
8. Qual a relação entre a Tectônica de Placas e a formação de vulcões e terremotos?
Os contatos entre placas tectônicas são áreas extremamente instáveis da litosfera, aí se concentrando episódios vulcânicos e terremotos.
Os episódios vulcânicos e terremotos se concentram nas áreas extremamente instáveis da litosfera