o sistema industrial
Os sistemas industriais estão também associados com técnicas de produção modernas e eficientes, requerendo um elevado nível de conhecimento e técnica. As técnicas de produção são mais ou menos independentes da zona agroecológica e do clima e isto explica a ocorrência a nível mundial do sistema industrial.
Os sistemas industriais estão geralmente estratificados e diferentes explorações especializam-se por exemplo em produção de reprodutores, produção de animais jovens ou no processo de engorda. Mas a produção integrada também acontece. Os produtos do sistema industrial são principalmente usados no mercado urbano com uma parte comercializada internacionalmente. O processamento dos produtos tem lugar em empresas separadas (matadouros, fábricas de lacticínios, fábricas de curtumes) e os produtos têm que seguir normas e critérios de qualidade. O processamento industrial é considerado como um processo separado.
O sistema necessita de grandes áreas de terra arável para satisfazer as necessidades em alimentos concentrados de alta qualidade, contudo o sistema tem também potencialidade para absorver grandes quantidades de subprodutos e resíduos da indústria alimentar.
O sistema de produção industrial de monogástricos, requer animais muito uniformes com composição genética semelhante. Isto contribui para conter a degradação das raças dentro diversidade dos animais domésticos.
Terra, ar e água são os componentes ambientais que são mais afectados pela concentração de animais e pela produção de resíduos. O principal efeito é produzido pelo estrume