sistemas de supervisoreos industriais

5192 palavras 21 páginas
SUMÁRIO

1.1 HISTÓRICO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
1.2 EVOLUÇÃO
1.3 INVESTIMENTOS
1.4 INVERSORES DE FRÊQUENCIA RECEBEM ORIENTAÇÃO DO CLP
1.5 IMPORTANCIA DO CAPP NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO
1.6 COMUNICAÇÃO CAD/CAPP.
1.7 TECNICA DE PROGRAMAÇÃO
1.8 A ESTRUTURA DO PROCESSO
1.9 UTILIZAÇÃO DE ROBÔS EM MOVIMENTOS DE PEÇAS
1.10 S-ENERGY UMA SOLUÇÃO NA ECONOMIA DE ENERGIA
1.11 RESUMO PARTE 1
1.12 RESUMO PARTE 2
1.13 CONCEITOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E PRINCIPAIS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NAS INDÚSTRIAS NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

1.1 Histórico da Automação

A automação surgiu como o caminho para a redução da participação da “mão humana” sobre os processos industriais. Partindo desse conceito, podemos dizer que a utilização em larga escala do moinho hidráulico para fornecimento de farinha, no século X, foi uma das primeiras criações humanas com o objetivo de automatizar o trabalho, ainda que de forma arcaica. Esse desenvolvimento da mecanização teria impulsionado mais tarde o surgimento da automação.
A disseminação do moinho hidráulico pela Europa Ocidental levou a um crescimento da produção de alimentos nunca antes observado. Na época, um moinho era capaz de substituir o trabalho de dez a vinte homens. Desde então o homem tem direcionado seu conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que desonerem suas atividades braçais. Um exemplo é a máquina a vapor, que começou a ser utilizada para movimentar equipamentos industriais em 1775 e fez um martelo de 60 quilos dar 150 golpes por minuto.

A necessidade cada vez maior de produzir mais e melhor culminou na Revolução Industrial, ocorrida a partir da segunda metade do século XVIII. Grande marco da substituição do trabalho braçal por máquinas que executavam a mesma tarefa com maior eficiência e qualidade, a Revolução acelerou o processo de transformação e desenvolvimento de tecnologias.

Mas foi com a ajuda do inventor James Watt que a máquina a vapor se

Relacionados