O Sistema Imunol Gico
O sistema imunológico é composto de inúmeros tecidos e células altamente especializadas na eliminação de todas as substâncias estranhas ao organismo humano. Toda a organização desse complexo sistema tem como objetivo o pronto reconhecimento e destruição dessas substâncias. Para que isso ocorra, células com diferentes funções estão estrategicamente localizadas em diversos tecidos. Além disso, todas essas células se comunicam, fazendo com que a resposta imune seja abrangente e eficaz.
Todos os elementos celulares do sangue, incluindo as células vermelhas que transportam o oxigênio, as plaquetas que deflagam a coagulação sanguínea nos tecidos lesados e as células brancas do sistema imune, derivam das mesmas células, as células-tronco hematopoéticas da medula óssea. Uma vez que essas células-tronco podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas, também são conhecidas como células-tronco hematopoéticas plurepotentes. Inicialmente elas originam células-tronco com potencial mais limitado, as quais são as progenitoras imediatas dos eritrócitos, das plaquetas e das duas principais categorias de células brancas.
As células hematopoéticas pluripotentes dão origem a dois progenitores de células, que são os progenitores mielóides e linfóides. Eles por sua vez dão origem às células específicas. Progenitor mielóide – Plaquetas, Eritrócitos, Monócitos, Micrófagos, neutrófilos, basófilos, mastócitos e eosinófilos.
Progenitor linfóide – linfócitos B, linfócitos T e células natural Killer.Além das células imunológicas, também tem órgãos do sistema imune, que são divididos em primários e secundários, de acordo com suas funções.Órgãos primários: são órgãos onde ocorrem a origem, maturação e diferenciação das células linfócitas. Ex.: medula óssea dá origem aos Lt e Lb e faz a diferenciação do Lb. Esses órgãos são: medula óssea e timo.Órgãos Secundários: são órgãos onde ocorrem a montagem e processamento da resposta imune. Ex.: Baço