Resumo Sistema Imunol Gico
PATÓGENOS São organismos infecciosos que causam doenças. Podem ser classificados em: bactérias, vírus e fungos.
*** Superfícies da pele e das mucosas formam barreiras contra a infecção. A pele é a primeira defesa do corpo humano contra uma infecção. Ela possui uma barreira impermeável de epitélio protegido por camadas de células queratinizadas.
Os leucócitos (células brancas) derivam de um progenitor comum denominado célula-tronco hematopoiética pluripotente, que também origina os eritrócitos (células vermelhas ou hemácias) e os magacariócitos, a fonte de plaquetas.
As células-tronco hematopoiéticas podem se dividir para produzir outras células-tronco hematopoiéticas, um processo chamado de autorrenovação. Elas também podem se tornar células-tronco mais maduras, comprometidas com uma das três linhagens celulares: a eritroide, a mieloide ou a linfoide.
As células sanguíneas e certas células de tecidos derivam de uma célula-tronco hematopoiética comum.
A célula-tronco pluripotente (em marrom) se divide e diferencia em células progenitoras mais especializadas, dando origem as linhagens linfoide, mieloide e eritroide. O progenitor comum linfoide se divide e diferencia para dar produzir células B (em amarelo), T (em azul) e NK (em lilás). Ativada pela infecção, a célula B se divide e diferencia em células plasmáticas, enquanto as células T se diferenciam em vários tipos de células T efetoras. A célula mieloide progenitora se divide e diferencia para produzir pelo menos seis tipos celulares. São eles: os três tipos de granulócitos – neutrófilo, eosinófilo e basófilo; o mastócito, que vai residir no tecido conjuntivo e nas mucosas; o monócito circulante, que origina os macrófagos residentes nos tecidos; as células dendríticas. A palavra “mieloide” significa “da