Bio Celular
b) O glicocálice é uma matriz extracelular, uma camada externa à membrana celular, presente em células animais formada por glicolipídios, esfungolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento intracelular.
2- Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas em proporções variáveis e uma pequena função de açúcares, na forma de oligossacarídios. Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídios. Estas moléculas se formam pela união de 3 grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ounão uma segunda molécula de ácool. As proteínas são as principais fontes de energia e os principais componentes funcionais das membranas celulares.
3- Os fosfolipídios são lipídios que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituídas por uma molécula de gricerol, duas cadeias de ácidos graxos, um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele.
4- Fala-se de solução hipertônica quando a concentração de soluto de uma é solução é maior que a concentração de uma outra solução, lembrando que as soluções encontram-se separadas por uma membrana semipermeável. Quando o meio hipertônico e uma célula for mergulhada nele, a água, por meio da osmose , irá do meio menos concentrado para o meio mais concetrado, neste caso de dentro para fora da célula. Meio isotônico é quando a célula e o meio que estão em isotonia, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual à das substâncias que saem. Meio hipotônico é a solução que apresenta maior concentração de soluto do que outra