bio celular
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Departamento de Morfologia - DEMOR
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Biologia Celular e Histologia
Profa. Dra. Melaine Lawall
Os vírus e suas relações com as células
São Luís - MA
11.06.2014
1. Objetivos:
Definir um vírus e discutir se o mesmo é um ser vivo ou não, assim como relacionar características gerais e específicas;
Discutir a morfologia e composição química dos vírus que infectam animais, plantas e bactérias;
Descrever o ciclo lítico e lisogênico dos vírus;
Citar as principais patogenias desencadeadas pelos vírus.
2. Fundamentação Teórica:
Os vírus são agregados moleculares , formados basicamente por proteínas e ácido nucléico, não apresentando organização celular, nem metabolismo próprio. Entretanto, multiplicam-se e sofrem mutações, que são características dos seres vivos. São extremamente pequenos e só são visíveis aos ultramicroscópios.
Os vírus são entidades infecciosas não-acelulares cujo genoma pode ser DNA ou RNA. Replicam-se somente em células vivas, utilizando toda a maquinaria de biossíntese e de produção de energia célula para a síntese e transferência de cópias de seu próprio genoma para outras células (PELZCAR, 1997).
A palavra vírus vem do latim vírus que significa : fluido venenoso ou toxina.
Como os vírus são acelulares, eles dependem da estrutura celular da célula hospedeira, procariótica ou eucariótica, para a sua multiplicação. Em relação a sua origem, provavelmente, devem ter surgido depois das primeiras células.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle de maquinaria de auto-reprodução celular. Eles possuem uma especificidade rígida e altamente eficiente, isto é, cada tipo de vírus agride somente determinada célula. Existem vírus que atacam