Esportes De Lutas
ESPORTES DE LUTAS.
Willian Thunnguer Gomes Paim, 1174165
BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Campo Grande
2015
Texto
Tendo como hipótese que as primeiras formas de lutas foram criadas pela disputa territoriais ou para própria defesa, passando assim para uma nova fase voltada para culturas sociais, como exemplo, rituais de povos antigos se estendendo para o uso da luta como auxilio militar, e assim posteriormente se introduzia a luta como forma de esporte, visando uma pratica de atividade física em um contexto de “jogo”.
Com a facilitação da luta em diversos contextos, ocorreu a criação das Artes Marciais, que não foi nada mais que uma profissionalização da proteção pessoal, na história oriental. Contudo às Artes Marciais não são apenas técnicas de lutas, e sim filosofias de vida, onde se baseia a proteção não só pessoal e sim de uma comunidade, reino ou podendo se estender a proteção da sua própria filosofia.
Dentre da maioria das filosofias das Artes Marciais é composta por um princípio que esta incluso no tratado de Sun Tzu onde mostra "[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores” (TZU, 2012, p. 9). Podemos concluir que uma guerra deve ser ganhar por fatores estratégicos e conseguir a vitória sem lutar.
Como conclusão de pensamentos só falta deixar em evidência a diferenças marcantes entre, Lutas e Esportes de Lutas. Lutas é um termo abrangente, uma luta pode ser disputa, duelo, combate, onde tem de desferir uma agressão sem regras, apenas para conseguir o seu objetivo; há outro sinônimo de lutas com caráter polissêmico, como exemplo: lutas pela vida, luta pelos direitos raciais, entre outros. Já Esportes de Lutas são combates realizados dentre as regras de cada um dos mesmos, baseados dentre caráter esportivo com objetivo de simular combates com uma prática de uma atividade