ESPORTES DE LUTA
ESPORTES DE LUTA
3º Ciclo de Aprendizagem a Distância
Feira de Santana
2013
Curso:
Educação Física - Bacharelado
Disciplina:
Esportes de Luta
Tutor:
Rafael dos Santos Amaral
RA:
1091398
Aluno (a):
Franck Mascarenhas Lima
Turma:
DGEB1201FDS1N
Unidade:
2 - Alguns Esportes de Lutas
ATIVIDADE PORTFÓLIO
Descrição da atividade: Após os estudos dos esportes de lutas não olímpicos, pesquise e apresente (em, no máximo, duas páginas) exemplos de campeonatos de caratê, jiu-jítsu e aikidô, indicando quais as formas de disputa desses esportes de lutas.
KARATÊ – Escolhi como fonte de pesquisa as regras de competições da WKF – Wolrd Karatê Federation – considerada o maior órgão internacional que rege o karatê, presente em mais de 130 países membros, sendo também a única organização de karatê reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, possuindo aproximadamente mais de 10 milhões de membros.
As competições de karatê ocorrem em uma área quadrada, plana e livre de obstáculos e perigos, onde os karatecas deverão estarem devidamente uniformizados com seus kimonos brancos, seguindo os padrões oficiais da WKF. Nas competições da WKF existem duas modalidades de disputas, o kumite e o kata.
O kumite é a parte de luta, onde dois karatecas/atletas se enfrentam num combate com regras e tempo definido, porém vale salientar que esse kumite é o shiai kumite, modalidade utilizada em competições, pois existem ainda o jyu kumite que também é um combate sem regras de competição podendo usar todos os tipos de técnicas (braços, pernas, torções, projeções etc.). Nessa modalidade de competição os atletas deverão usar equipamentos de proteção como: luvas, caneleiras, protetores de cabeça (para “cadetes”), de pé, bucal e corporal (para todos os praticantes e para as mulheres além deste, o protetor de seios) e virilha (não sendo obrigatório e sim facultativo, observando que todos esses protetores deverão ser