Consumo E Consumismo
Ato de comprar mesmo havendo a ausência de necessidade por parte do comprador em grande parte das negociações. Isso quer dizer basicamente que a palavra consumismo significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo?
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.
Consumismo é doença?
Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas.
Quais são as origens dessa tendência consumista?
A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
A criação e valorização social de padrões de comportamento é outra dimensão importante do consumismo. Para atingir o padrão de sucesso e boa vida, inúmeras pessoas investem seus esforços para adquirir bens que não necessitam.
Conclusão:
o consumismo e o consumo são duas coisas bem diferentes. no consumo há a necessidade de compra, no consumismo a compra é feita por um ato impulsivo. o consumismo pode ser considerado uma doença quando a compra passa a ser por prazer e não apenas por necessidade. o consumismo começou quando os produtos de qualidade se tornaram igualmente acessíveis para a maior arte das classes sociais.