Imprimir
Imprimir:
www.conteudojuridico.com.br
Artigos
Quarta, 19 de Dezembro de 2012 07h15
MILTON CARVALHO GOMES: Mestre em Direito das Relações Internacionais pelo Uniceub. Procurador Federal.
A relação entre Justiça e Direito no pensamento de Aristóteles
1. INTRODUÇÃO
A justiça é elemento central no estudo do Direito,daí a necessidade de um entendimento claro do termo justiça, sua relação com o Direito e a importância de se estudar suas bases filosóficas, especialmente no pensamento de Aristóteles.
O presente estudo tem como objetivos: primeiro, refletir com simplicidade o pensamento de Aristóteles sobre a justiça, principalmente em sua dupla concepção: como virtude geral e particular; segundo, caracterizar a relação existente entre o Direito e a justiça.
Para maior clareza na exposição, o trabalho foi dividido em quatro partes. A primeira traz breve informação sobre o filosofo em questão, noção fundamental para o desenvolvimento do tema. A segunda trata da virtude, tema bastante discutido por Aristóteles e introdução à sua concepção de justiça. A terceira traz o núcleo do pensamento de Aristóteles sobre a justiça e a quarta conclui esclarecendo a ligação entre a justiça e o Direito no pensamento do filósofo, e um panorama atual da justiça. A pesquisa é fundada em fontes bibliográficas, tendo como principal fonte o livro Ética a
Nicômaco. Tratase, portanto, de uma pesquisa documental que utiliza o método teóricodedutivo, se resolvendo em um artigo de revisão.
Sendo assim, identificar a relação existente entre a justiça e as outras virtudes, como uma virtude ao lado das outras e como a fusão de todas elas; classificar a justiça como meio termo; apontar com que tipos de ações a justiça se relaciona e definir sua relação com o Direito é o escopo maior do presente trabalho. file:///C:/Users/joana%20darc/Nova%20pasta%20(2)/Documents/trabalho%20da%20faculdade.htm 1/8
27/03/2015
Imprimir:
2. O