O sistema digestivo
Neste presente trabalho veremos que o corpo é composto por várias partes inter-fracionadas, que se integram dentro do organismo para a sobrevivência dos seres humanos. Cada um dos seus sistemas possuem as suas próprias funções e características que são responsáveis por uma ou mais atividades, desenvolvidas através de reações químicas e físicas.
O sistema digestivo ou digestório possui uma estruturação bastante complexa e importante para o organismo. É responsável por manter o suprimento de água, nutrientes e eletrólitos no corpo, onde todos devem estar em um fluxo contínuo para o seu bom funcionamento.
O SISTEMA DIGESTIVO
É considerado como a porta de entrada de todas as substâncias nutritivas do organismo, sendo capaz de digerir todos os alimentos consumidos pelo seu trato digestivo, através das suas propriedades, processos, reações físicas (como a ação das enzimas para a quebra das moléculas) e químicas (como a mastigação e a deglutição).
Devido a sensibilidade de todos os componentes do sistema digestivo, a falta de cuidados e aos meus hábitos dos seres humanos, muitas doenças e distúrbios podem acometer essa importante categoria corporal. Os principais transtornos listados nesse processo nas redes de saúde são:
Apendicite
Essa enfermidade acontece devido a inflamação do apêndice, órgão que fica preso no início do intestino grosso .
Causas
Os principais fatores que ocasionam essa doença são o bloqueio do apêndice por objetos, fezes ou tumores, proporcionando assim a sua inflamação e em alguns casos, seu rompimento, podendo levar o indivíduo a óbito se o órgão não for removido a tempo do organismo.
Principais sintomas
- Náuseas;Vômitos; Febre baixa; Dor na parte inferior direita do abdômen; Calafrios; Constipação; Tremores; Perda de apetite; Diarreia.
Tratamento
A única maneira de tratamento para a apendicite é a realização de um processo cirúrgico para a retirada do órgão – que não precisa ser reposto por outro.