O SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS DO ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS – AMAZÔNIA - BRASIL
III-434 - O SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS DO
ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS – AMAZÔNIA - BRASIL
Jose Dantas de Lima
Francisco Humberto de Carvalho Jr. luigi cardillo
Gustavo Adolfo Batista Nogueira
Eduardo Antonio Maia Lins
RESUMO
Este artigo tem por objetivo a apresentação do sistema de tratamento de efluentes líquidos do aterro sanitário de Manaus – AM. A situação atual em relação à problemática dos resíduos sólidos no municipio é de um sério problema ambiental onde se dispõe os seus resíduos em um Lixão localizado no Km 019 da Rodovia AM 010 e que descarga seu efluente no igarapé matrinxã com um grande impacto ambiental causado pela ausencia de tratamento por mais de 15 anos.
Este artigo busca apresentar os principais elementos técnicos do sistema de tratamento de percolado deste aterro sanitário de forma a atender a legislação em vigencia e a proporcionar uma segurança ambiental após o seu descarte mediante um tratamento terciário, pois consiste de um tratamento biológico e mais um sistema de clarifloculação. A climatologia da região foi determinante para a escolha do tipo de tratamento utilizado pois a sua análise e interpretação de dados existentes possibilitaram a esta solução de tratamento seguro e adequado.
PALAVRAS-CHAVE: sistema de tratamento, aterro sanitário e gestao de aterros.
OBJETIVO
O objetivo básico deste trabalho é apresentar os principais elementos do sistema de tratamento de efluentes líquidos do aterro sanitário, buscando-se soluções integradas de tratamento e inovações tecnológicas que garantam o atendimento as normas técnicas e resoluções do órgão de controle ambiental local proporcionando segurança no descarte deste efluente.
Com este objetivo, busca-se aqui tornar acessíveis técnicas e procedimentos de concepção de projetos de aterros sanitários, que possam ser utilizados em regiões que apresentem características e condiçoes favoráveis
a