O show de Trumam
Ocorre que todo Homem é portador de cultura, ainda que repertórios culturais sejam, no mais das vezes, completamente distintos uns dos outros. Mas, só o Homem é portador e produtor de cultura, os animais não.
Nesta unidade vamos conhecer a natureza da cultura, seus processos formadores e reprodutores, bem como questões como relativismo e diversidade cultural; o que nos servirá de base para compreender diferenças culturais que estão em nosso cotidiano e nos vários grupos e instituições sociais com os quais interagimos.
Em busca das respostas às perguntas aqui elaboradas, embrenhe-se pelo conteúdo teórico, apresentação narrada e demais materiais dessa unidade, a fim de entendermos mais sobre a dimensão cultural da condição humana.
Com relação ao papel do funcionalismo na determinação das mudanças mais significativas para a determinação do fracasso explicativo do evolucionismo, podemos citar: a. a adoção de valores europeus na análise valorativa de povos não-europeus, para demarcar sua posição num processo evolutivo linear e etapista cujo objetivo seria alcançar o estágio de civilização, tendo como força motriz o progresso. b. sua defesa pela universalização de valores culturais, não a relativização. c. a pressuposição de que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações. d. a capacidade explicativa de diferenças não só biológicas ou culturais; mas também psicológicas e intelectuais, por meio da hereditariedade. e. o abandono dos relatos de cronistas viajantes e congêneres como base informativa para estudos