principios da sociologia
Funcionalismo entender as estruturas sociais em termos de funções sociais, ou seja, em termos de suas implicações para o funcionamento da sociedade.
O funcionalismo deve muito ao pensamento de Comte e Spencer, o último pensamento que as estruturas sociais são interdependentes, como partes do corpo, garantindo o funcionamento da sociedade, buscou-se identificar as estruturas de uma sociedade e as funções incluem a cumprir .
- A sociologia de conflitos: as teorias sociológicas que analisam a sociedade do ponto de vista da desigualdade, o conflito ea mudança social são agrupados. O sexo da sociologia do conflito é o outro lado da moeda do paradigma funcionalista, com destaque para os conflitos de fragmentação e sociais que são uma consequência da desigualdade social, as causas e os efeitos das disparidades econômicas, as desigualdades são exploradas , etnia ou raça.
- O paradigma de ação: é um conjunto de teorias de nível micro daqueles discutidos como os atores dão sentido ao mundo ao seu redor. A origem do paradigma de ação está no trabalho do sociólogo alemão Max Webber, que insistiu na necessidade de compreender um contexto social a partir da perspectiva dos indivíduos que dele participam.
Métodos de estudo da sociologia
Toda a investigação sociológica usa o método científico, mas as técnicas específicas de coleta e análise de dados de um estudo sociológico diferente para outro.
A pesquisa sociológica usa mais frequências as quatro técnicas seguintes:
- Experimentos
- Estudos observacionais
- amostragem
- Estudos de caso
Causas da mudança social
As causas da mudança social são numerosas, mas os mais importantes em termos de:
- Cultura e Mudança: A cultura é um sistema dinâmico que continuamente acrescenta novos elementos e descarta outras.
- Conflito e Mudança: