Fenótipo Bombaim
É empregado principalmente como elemento de liga com o alumínio. Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.
Os compostos de magnésio são utilizados há bastante tempo, desde a antiguidade, apresentando-se na natureza em sua grande maioria na forma de cristais brancos, porém nunca ocorrendo em forma pura na natureza. Assim, apresenta-se sempre em combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo a magnesita (MgCO3, carbonato de magnésio) e a dolomita (carbonato duplo de cálcio e magnésio, MgCa(CO3)2) e em águas salinas naturais.
Reconhecido como o oitavo elemento em abundância na natureza, o magnésio constitui 2,5% da composição da crosta terrestre, sendo um dos mais abundantes entre os elementos do grupo de metais alcalinos, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. É ainda o 11o elemento mais abundante no corpo humano, considerando-se sua massa.
No Brasil existem importantes jazidas de magnesita (MgCO3) no Ceará (Orós e Cariús) e na Bahia (Brumados). Em Sergipe é encontrado em conjunto com jazidas de potássio na denominada bacia salífera sergipana. Ocorrem grandes reservas de dolomita no estados de São Paulo e Paraná.
O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black.
Nome, símbolo, número
Magnésio, Mg, 12
Série química metal alcalinoterroso
Propriedade atómicas
Massa atômica
24,3050(6) u
Propriedades físicas
Estado da matéria sólido Ponto de fusão
923 K
Ponto de ebulição
1363 K
O elemento magnésio e