Efeito Bombaim
Fenótipo Bombaim – Falso “O”
Introdução
O texto a seguir, mostrará de forma resumida, um estudo relacionado a Fenótipo Bombaim- Falso O, este, que é um acontecimento raro em toda a população mundial. Pensava-se que genitores tipo “O” não tinham a capacidade de terem fenótipos dos tipos “A”, “B” ou “AB”, porém o Fenótipo Bombaim foi descoberto e novos estudos começaram a ser feitos com relação ao fenômeno.
Efeito Bombaim
O Fenótipo Bombaim, é um raro fenômeno que foi descoberto na cidade de Bombaim – Índia por Bhende e colaboradores em 1952. Este fenômeno que corresponde a menos de 1% da população, consiste na existência de indivíduos com o genótipo “A”, “B” ou “AB”, mas que expressam o grupo sanguíneo “O”, sendo assim um genótipo será considerado “Falso O”.
Isso é explicado pela ocorrência de um lócus gênico(H) existente em um dos cromossomos, que determina a produção de um fator responsável pela expressão do fenótipo do sistema ABO. Assim, indivíduos HH ou Hh sintetizam uma enzima que é responsável pela formação do antígeno H; transformado em antígeno A ou B: responsável pela determinação dos grupos sanguíneos A, B e AB, em testes tradicionais.
Em casos de indivíduos homozigotos recessivos (hh), é manifestado um fenótipo de sangue do tipo O independentemente do seu genótipo verdadeiro, já neste caso que é sintetizada uma enzima inativa.
No teste para saber se o indivíduo é falso O aplica-se o anticorpo H em uma gota de sangue. Quando há a aglutinação desta amostra, o indivíduo possui genótipo referente ao sangue O; quando não, é um falso O, podendo ser IAIA, IAi, IBIB, IBi ou IAIB.
Conclusão
Concluímos por meio deste texto que o Efeito Bombaim é um fenômeno genético onde ao se realizar o teste comum de tipagem sanguínea, utilizando os soros anti-A e anti-B, o