Trabalhos
GRUPOS SANGUÍNEOS
18 DE NOVEMBRO DE 2013
EFEITO BOMBAIM
O fenótipo, Bombaim é um fenômeno muito difícil de se encontrar para o grupo sanguíneo ABO, descoberto na cidade indiana de Bombaim, por isso o nome recebeu este nome. Esse fenômeno faz com que indivíduos com o genótipo dos grupos sanguíneos “A”, “B” e “AB” expressem o fenótipo do grupo sanguíneo “O”.
Tipos sanguíneos são maneiras de diferenciar o tipo de antígenos em células sanguíneas de uma pessoa. Ser capaz de combinar estes durante doação e transfusões é importante devido ao potencial de rejeição pelo sistema imunológico. O grupo sanguíneo Bombaim não possui um antígeno presente nas células do grupo ABO, o antígeno H. O antígeno H é um hidrato de carbono conhecido como fucose.
JUSTIFICATIVA
Para a lógica não é possível um casal com o grupo sanguíneo O ter filho com o grupo A. Porém, para a ciência isso é sim possível, mas com uma certa raridade nos acontecimentos desse fato que é considerado difícil de se acontecer. Na Índia em Mumbai, também conhecido como Bombaim, há uma pequena chance de haver esse fato. Daí foi dado o nome do Falso O, de Efeito Bombaim, por causa desse fenômeno que aconteceu na Índia.
Ele pode ser possível, porque a pessoa que possui o Falso O, ela é homozigota recessiva e com isso ela não possui a capacidade de produzir o antígeno H e não mostra os antígenos A e B, assim vai ser um indivíduo com o falso O, porque tem um dos dois genes mas não é mostrado. O falso O não pode receber sangue de pessoas do tipo O, e as pessoas que tem o sangue do tipo O, tem o gene H do jeito certo, mas não leva a produção de um antígeno.
Para saber se a pessoa é portadora do Falso O ou não se faz um teste em que se é aplicado o anticorpo anti-H em uma gota de sangue. Quando te a aglutinação da amostra, a pessoa possui genótipo do sangue O, quando não tem é um falso O, não dando pra saber de seu grupo sanguíneo certo.