Show de Trumam
Cena 1 – Trumam está no seu serviço, no escritório, e seu chefe o escolhe para fazer uma viagem, para uma negociação com cliente em Wells Park. Isso deixa Trumam encurralado e desconfortável, pois, para fazer essa viagem, ele teria que viajar de barco para seu destino, mas o personagem trás consigo um trauma e um medo muito grande do mar. Com medo da viagem que teria que enfrentar, Trumam tenta recusar a ordem de seu chefe, mas o mesmo insiste e deixa claro que haveriam cortes na empresa, e seria recomendável que a viagem fosse feita para se garantir na empresa. Trumam, por pressão acaba aceitando a proposta, e por muito, tenta entrar no barco e fazer a viagem, mas ao final, não consegue encarar seu medo do mar e volta.
Análise da cena – Exemplos de Behaviorismo: Há um Comportamento Operante quando Trumam tenta recusar a ordem de seu chefe, inventando desculpas para não aceitar. Ao mesmo tempo, há um Comportamento Respondente pois a sua recusa é devido seu trauma e medo de viajar pelo mar. Existe também um Reforço Negativo quando seu chefe o coloca sob pressão, citando os cortes de funcionários na empresa e o forçando a aceitar a proposta..
Cena 2 – Ao longo do filme, Trumam acaba percebendo um comportamento estranho das pessoas ao seu redor e tenta descobrir o que está acontecendo. Quando o personagem tenta conversar com seus conhecidos e amigos, eles não falam com Trumam, ou não respondem suas perguntas, então o mesmo decide descobrir sozinho o que está acontecendo. Fugindo de tudo e de todos, se escondendo de câmeras e pessoas, se encoraja e decide enfrentar seu medo, indo para o mar. Quando toma coragem e entra no barco, o diretor do ‘espetáculo’ tenta barra-lo de qualquer maneira, colocando-o em risco, criando tempestades, ventanias e mar revolto. Trumam, mesmo diante de tal situação, manteve-se firme e continuou lutando para sobreviver no barco. Quando finalmente acabam as tempestades, Trumam