O Setor Do Agroneg Cio
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA
LES 202 – ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
O setor do agronegócio, responsável no Brasil pela geração de cerca de 17 milhões de empregos, 22% do PIB e 39% das exportações engloba todas as atividades realizadas pela agropecuária, desde o fornecimento de insumos (“antes da porteira”), a produção (“dentro da porteira”) até a comercialização (“depois da porteira”), envolvendo um conjunto de operações da cadeia produtiva.
O agronegócio é um dos únicos setores cujos excedentes exportáveis auxiliam positivamente a Balança Comercial Brasileira, auxilia Economias Locais, além de ter caráter estratégico para a economia nacional graças à produtividade conquistada ao longo dos processos e investimentos em ciência e tecnologia, destacando-se atualmente o campo da biotecnologia.
Administração profissionalizada e concorrência fazem do setor importante ferramenta da Balança Comercial do país, na busca por excelência, sendo necessários investimentos no que diz respeito à capacitação do capital humano.
A capacitação não se restringe à transferência tecnológica ou ao simples treinamento, mas abrange uma preparação mais completa, incluindo a consciência profissional, em busca do discernimento e da consciência crítica de suas necessidades, tanto do ponto de vista da subsistência quanto da expansão do agronegócio. O efeito positivo dessa estratégia culmina com o desenvolvimento do capital humano (Freitas, 2002).
Algumas dificuldades existentes estão relacionadas às falhas estruturais do país, como o sistema de transportes, política econômica oscilante e crédito e seguro rurais caros (custo Brasil), tornando necessários investimentos que venham para aprimorar questões relativas à legislação ambiental e trabalhista; burocracia tributária; avanços na pesquisa e defesa agropecuária; necessidade de maior