O Setor de Móveis na Atualiudade

15725 palavras 63 páginas
O SETOR DE MÓVEIS NA
ATUALIDADE: UMA ANÁLISE
PRELIMINAR

* Respectivamente, gerente, técnico administrativo, economista e estagiária de economia do Departamento de Bens de Consumo da Área
Industrial do BNDES.

MÓVEIS

Sergio Eduardo Silveira da Rosa
Abidack Raposo Correa
Mario Luiz Freitas Lemos
Deise Vilela Barroso*

Resumo

66

O artigo apresenta uma visão geral da indústria

brasileira de mobiliário, com destaque para os móveis de madeira, em virtude de seu peso relativo. Além de abordar as características gerais do setor, o trabalho discute, com maior ênfase, as questões relacionadas ao suprimento de matéria-prima, os padrões de localização das empresas do setor e o papel da tecnologia e – especialmente – do design para a competição intra-industrial. Da mesma forma, discutem-se o grande crescimento das exportações brasileiras de móveis nos últimos anos e algumas tendências mais recentes, como a importância crescente para a governança do setor.

O Setor de Móveis na Atualidade: Uma Análise Preliminar

A

evolução recente da indústria brasileira de mobiliário tem-se caracterizado por duas tendências bastante divergentes entre si: enquanto a demanda interna per capita manteve-se estagnada – ou declinou – de 1990 a 2005, as exportações aumentaram em cerca de
2.400% no mesmo período. Em paralelo, a continuidade desse crescimento, bem como a eventual recuperação do mercado interno, sofrem a ameaça da possível escassez de madeira, principal matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Além disso, de acordo com diversos analistas, a indústria se ressente de problemas estruturais que podem representar obstáculos ao seu desenvolvimento, como os relacionados ao design e à comercialização.

Introdução

O presente trabalho, além de traçar um panorama sucinto do setor de móveis, aborda questões específicas relacionadas aos aspectos mencionados:
– O expressivo aumento das exportações, suas origens e as dificuldades

Relacionados