O Serviço Social na Instituição de Ensino
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a função do serviço social, bem como das características relacionadas ao seu trabalho. Através deste trabalho será possível compreender a necessidade do responsável pela execução do Serviço Social desenvolver suas atividades pautadas na democracia e na liberdade, integrando todos aqueles que fazem parte do ambiente escolar e do processo ensino-aprendizagem. Durante o desenvolvimento desse trabalho foi possível compreender também a necessidade de integração da comunidade (pais e outros representantes) nas atividades escolares através das metodologias de integração utilizadas pelo Serviço Social. Através de uma pesquisa bibliográfica será possível compreender qual a real função do Serviço Social dentro da instituição de ensino.
Palavras-Chave: Serviço Social; Escola; Educação.
1 INTRODUÇÃO
Antes da revolução industrial não havia muita preocupação em saber o que motivava ou não uma pessoa. Nas escolas, a ferramenta de motivação utilizada era a punição. Não havia preocupação alguma em se oferecer algum benefício para se obter um resultado melhor. O reforço negativo era a única opção.
Todo o trabalho do Serviço Social visa, em última análise, ao educando, mas, de forma indireta, através do professor. O princípio é de que quanto melhor trabalhar o professor maiores serão os resultados do processo ensino-aprendizagem, que vai refletir-se diretamente no comportamento do educando.
O Serviço Social tem a incumbência de coordenar as atividades sociais da escola bem como de aperfeiçoá-las em sentido constante, buscando melhor integrar o educando, e de forma adequada, em função de uma realidade cultural e metodológica.
Assim, o Serviço Social tem em mira, em sua atuação, a preocupação de uma constante atualização, evitando uma defasagem entre a relação escola e comunidade.
O Serviço Social deve