O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

447 palavras 2 páginas
O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE É necessário no processo de amadurecimento do Serviço Social, romper com o profissionalismo especial com a preocupação da especificidade, com o recorte do terreno próprio. Os limites e possibilidades são historicamente diferenciados, cabendo ao agente profissional acompanhar atentamente diferenciados, os movimentos da realidade social, compreender essa dinâmica é passo fundalmental mas, faz-se necessária a inscrição de projetos profissionais antenados com o nosso tempo.
Uma ordem de preocupação desse movimento foi o de politizar a ação profissional, conectando-a ao projeto de "libertação dos oprimidos", via uma transformação radical da sociedade - Outra perspectiva era com a delimitação de um campo científico para o Serviço Social (a necessidade de circunscrição de um objeto e metodologia próprios).
A Universidade foi chamada para repensar seu processo profissional na direção de qualificação dos agentes, incentivo a pesquisa e produção dos conhecimentos, estímulo ao debate contemporâneo em consonância com a realidade social.

O papel do Serviço Social no processo deprodução e reprodução da vida social (ou das relações sociais), tem-se um ponto de partida e um norte. Desigualdades sociais sempre existiram e existirão, o que se pode fazer é minimizar as manifestações extremas de pauperização, por meio de uma melhor distribuição dos produtos do trabalho desde que mantida intocada a distribuição dos produtos do trabalho desde que mantida intocada a distribuição dos meios de produzir e, portanto, as bases sociais em que se orige a sociedade de classes.
Como senso comum, o Serviço Social se torna profissão ao se atribuir uma base técnico- cientifica. A constituição e institucionalizaçãodo Serviço Social como Profissão na sociedade depende, ao contrário, de uma progressiva de ação do Estado na regulação da vida social, quando passa a administrar e gerir o conflito de classe, o que pressupõe, na sociedade brasileira, a relação

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas