O Serviço Social Brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos
FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LAURA IULLY SANTOS TAVARES
RESUMO: O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos
Lagarto
2012
LAURA IULLY SANTOS TAVARES
RESUMO: O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos
Trabalho requisitado como pré-requisito para obtenção de nota do curso de Bacharel em Serviço Social, na Faculdade José Augusto Vieira.
SANDRA BALDIN
Lagarto
2012
YAZBEK, Maria Carmelita; MARTINELLI, Maria Lúcia; RAICHELIS, Raquel. O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos. Serviço Social e Sociedade. N. 95- ANO XXIX- setembro 2008.
O texto relata o processo histórico cultural pela qual se difundiu o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, seu assalariamento e sua ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho. Nos anos de 1930/40 os assistentes sociais eram mobilizados pelo Estado e pelo empresariado para enfrentar as questões sociais daquela época, a prática de organização e desenvolvimento era de comunidade através de ajuda psico-social. Nos anos 60 e 70 cria-se um movimento de renovação na profissão, em busca de uma ruptura com o conservadorismo. Amplia-se as demandas de trabalho do profissional, sua área de pesquisa, planejamento, acompanhamento etc. o que leva a profissão avanços acadêmicos, organizativo e institucional nos âmbitos públicos e privados. Nos anos 80 e 90 se debatem a Ética no Serviço Social e assume no código de Ética profissional a idéia de “compromisso com a classe trabalhadora”. O código traz também outro avanço com o corporativismo. O Serviço Social amplia os setores de atuação, essas décadas são consideradas de amadurecimentos, mas que no mesmo momento se vê confrontado por transformações na sociedade da época, e