Ivonildes
ivonildes carneiro mascarenhas reis
política social no brasil
serrinha
2013
ivonildes carneiro mascarenhas reis
política social no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Parana ,para as disiplinas de: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV ,Direito e Legislação Social,Politicas Sociais I,Metodologia Cientifica.
Prof: Prof.Paulo Sérgio Aragão,Prof.Jossan Batistute,Profª Maria Lucimar,Profª Clarice Kernkamp,Prof.Rodrigo M. Trigueiro
serrinha
2013
INTRODUÇÃO
Os anos 80 no Brasil foram marcados por um processo de redemocratização política depois de quase 20 anos de ditadura. A rearticulação de movimentos sociais, centrais de representação dos trabalhadores e partidos políticos lentamente foi pressionando pela volta das liberdades fundamentais.
Em 1989 as eleições diretas para Presidência da República, novas forças sociais e políticas passaram a disputar o controle e a gestão da máquina pública. Por outro lado, este período foi marcado por altos índices de desemprego e uma inflação galopante, fortalecendo a perversa concentração de renda no Brasil.
Contingentes cada vez maiores da população estavam a cada dia mais pobre e não tinham o mínimo de direitos garantidos. A esse propósito, Castel não hesita em afirmar (...): “O problema mais grave não é possivelmente o do desemprego. Não digo isso para diminuir o drama de três milhões de trabalhadores sem emprego, mas para propor que se olhe o que precede o desemprego – a degradação da condição do trabalhador”.
Este período se configurou, por um lado, como um processo de democratização política e por outro um injusto modelo de desenvolvimento econômico. Novos prefeitos, vereadores e deputados eleitos, muitos deles provenientes dos novos movimentos sociais e políticos, buscavam formas de exercer o poder que respondessem ao enorme déficit