O ser interior, o ser subliminar
Distinção entre o Subliminar e o Bubconsciente
... "Subliminar" é um termo geral que se usa para designar todas as partes do ser que não se encontram na superfície do estado de vigília. O termo "Subconsciente" costuma ser usado no mesmo sentido, entretanto, quando Aurobindo utiliza este termo para referi-se ao que está abaixo da consciência física ordinária. Assim, os seres interiores - mental, vital, físico, psíquico não são subconscientes, mas subliminares.
O verdadeiro subconsciente é uma consciência inferior e diminuída, próxima do Inconsciente; O subliminar é uma consciência maior do que a nossa existência superficial.
Quando entramos dentro de nós constatamos que em alguma parte do nosso ser subliminar - não nele todo, bem entendido, pois também ele possui regiões obscuras e ignorantes - existe uma consicência muito maior, mais luminosa, mais capaz de dominar a si mesma. (p.83)
O ser interior significa a mente interior, a vitalidade interior, o ser físco interior, com o ser psíquico, que é o mais interior de todos, por trás de todos.
Existe uma mente interior, uma vitalidade interior, um ser físico interior, que ligam o ser psíquico ao ser externo.
O ser subliminar fica por trás do homem superficial e sustenta-o inteirinho; tem em si uma mente maior e mais eficiente do que a da superfície, uma vitalidade maior e mais poderosa do que a da superfície, uma consciência física mais sutil e mais livre do que a da existência corpórea superficial. (p. 84)
De acordo com a nossa psicologia, ele [o subliminar] é ligado à mediocre presonalidade exterior por centros de consciência [Chakras] cuja existência se nos evidencia na yoga.
O ser subliminar é o lugar onde se encontram a consciência que veio de baixo pela evolução e a consciência que veio de cima para a involução.
O bubliminar tem uma participação considerável. Existe nele uma consciência que tem o poder de ter contato direto com o universal. [...] O