O ser humano e o ambiente em que vive - Impacto humano sobre a atmosfera.
Onde quer que estejamos, relacionamo-nos diretamente com a natureza. Ar, agua, solo e luz solar são exemplos de recursos naturais. Produtos como, celulares, mesas, carros, etc. são feitos de recursos naturais transformados. Ao utilizarmos esses recursos, produzimos recursos que provocam a degradação do ambiente, dos recursos naturais necessários para a sobrevivência de diversas espécies.
IMPACTO HUMANO SOBRE O MEIO AMBIENTE
Como todo ser vivo, o ser humano interage com outras espécies e com o ambiente em que vive. Entretanto, algumas atividades humanas podem provocar alterações ambientais que afetam a sobrevivência de diversas espécies. utilizando tecnologia, a espécie humana consegue ocupar ambientes diferentes em diversas regiões do planeta e assegurar a reprodução da espécie. O desenvolvimento da tecnologia proporcionou a exploração dos recursos naturais e o aumento populacional. a densidade populacional e o consumo exagerado de bens de produção são fatores que exercem pressão sobre o meio ambiente, uma vez que utilizam recursos naturais e geram resíduos.
IMPACTO HUMANO SOBRE A ATMOSFERA Há relatos datados da Antiguidade clássica que registam os efeitos maléficos da fumaça para a saúde humana. Mas a poluição atmosférica começou a agravar-se com a revolução Industrial, iniciada da segunda metade do século XVIII.
PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFÉRICOS
Os principais poluentes atmosféricos são produzidos pelo uso de combustíveis fosseis, como o carvão, o petróleo e deus derivados.
Os poluentes são lançados na atmosfera pelos escapamentos de veículos automotores e palas chaminés das fabricas. principais poluentes atmosférico: monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio e o ozônio.
MONÓXIDO DE CARBONO (CO)
É um gás incolor e inodoro, que resulta na queima incompleta de combustíveis
Uma de suas características é a facilidade com que se liga a hemoglobina, molécula presente nas hemácias e que transporta o gás