O Senhor das Moscas
Princípios:
* política é governada por leis objetivas
* conceito de interesse relaciona razão e fatos
* realismo não outorga significado fixo permanente ao poder
* princípios morais não se aplicam ao estado
* moral de uma sociedade não se identifica com leis morais que regulam universo
* política é esfera autônoma Inicia-se o filme O Senhor das Moscas (1990) com um grupo de alunos da escola militar inglesa náufragos, sobreviventes a um acidente de avião. Enquanto advindos de uma estrutura hierarquizada, os sinais da fonte de poder são evidenciadas pela aclamação de Ralph como líder, por entre as demais crianças deter a patente mais elevada, a de coronel. No entanto, sua legitimidade como líder é apoiada pela presença do Capitão Benson, que simboliza a presença do Estado em território da ilha, denotando a presença das leis do Estado por sua patente superior e o monopólio da violência, por ser um adulto mais forte que qualquer uma das demais crianças.
No entanto, Capitão Benson está doente e com febre, simbolizando um estado enfraquecido. Diante dos sinais de sua fraqueza as próprias crianças passam a questionar sua importância e até mesmo propor a se livrarem dele, com exceção de Ralph, que depende de seu superior para que tenha sua legitimidade de liderança preservada. Sentindo-se ameaçado, Capitão Benson foge e simula sua própria morte, como é natural esperar que o Estado sempre priorize sua própria sobrevivência.
Depois de Capitão Benson desaparecer, a autoridade de Ralph é imediatamente questionada, e por Jack haver demonstrado acuidade para a caça, faz-se parecer ainda um líder mais competente aos demais garotos. E neste ponto há um fator decisivo que expõe a natureza do governo de cada um dos dois: Ralph é a figura do príncipe cujo as decisões são marcadas pelos princípios morais e ao alcance de ideais (cuidar dos incapazes e favorecer o resgate); já Jack não acredita na possibilidade de resgate, e procura ao máximo se