O senhor das moscas
Turno: Noturno
Aluno: Ronaldo Bento Júnior
1º Direito B
O senhor das moscas
O senhor das moscas foi escrito por William Golding (1954)
(Vencedor do premio Nobel em 1983)
Após um avião cair em uma ilha deserta, com um grupo de crianças fugindo da guerra, elas se vêem isoladas. Logo, vão em busca de água, e comida, dois garotos encontram uma concha, que logo viria a representar a democracia, a partir daí, eles criaram a primeira regra, quem tiver a concha é quem fala.
Ralph, um dos garotos tem a idéia de fazer uma fogueira, e mantê-la sempre acesa, então há uma votação para decidir quem seria o líder do grupo, Ralph acaba ganhando de forma democrática, depois de algum tempo eles fazem uma assembléia para impor deveres aos garotos por que alguns só queriam diversão.
Fazendo seu papel de líder Ralph diz ao grupo para ter mais disciplina, e que deveriam ter regras rígidas e atribuir castigos como em uma sociedade.
Tudo começa a mudar depois que alguns garotos deixaram a fogueira apagar e perdem a chance de serem resgatados. Jack não gosta da forma que Ralph fala com eles e de como lidera, e acaba dividindo o grupo em dois prometendo comida e diversão. Mas ainda assim o grupo continua forte, mesmo porque eles tem o garoto Piggy ao lado deles que por sua vez e muito inteligente, e tem o óculos no qual eles usam para acender a fogueira.
Alguns garotos abandonam o grupo com medo de um suposto “monstro” e vão para o grupo de Jack, enfraquecendo o grupo de Ralph. Os garotos acabam matando Simon por engano em meio a escuridão, acreditando que ele fosse o tal monstro. A partir de alguns minutos percebe-se que os garotos estão se transformando em selvagens.
Ao tentar ir conversar com o outro grupo Piggy também é morto por eles. Jack e os outros tentam matar Ralph mais acabam sendo resgatados por militares.
Podemos perceber logo de cara que Ralph era a parte democrática do grupo, o governo, a ordem e a