O segredo do Mar Azul
Em comum a todas elas, a capacidade de se reinventar, de superar desafios e de criar valor único e sustentável para seus clientes.
Os autores orientam como construir competitividade através da inovação do valor baseados nas observações de organizações vencedoras, através da utilização de ferramentas, modelos analíticos e princípios. Também acrescentam considerações humanas para envolver a organização e seu pessoal para a execução da estratégia.
A estratégia do oceano azul desafia as empresas a transpor as barreiras do oceano vermelho, da competição sangrenta dos mercados existentes, mediante a criação de espaços de mercado inexplorados que tornem a concorrência irrelevante.
Revisão Bibliográfica Parte Um: A estratégia do oceano azul Capítulo 1:Criando oceanos azuis Os oceanos vermelhos representam todos os setores hoje existentes. É o espaço de mercado conhecido. Já os oceanos azuis abrangem todos os setores não existentes hoje. É o espaço de mercado desconhecido.
O foco predominante do pensamento estratégico das empresas tem convergido para as estratégias do oceano vermelho.
As empresas precisam ir além da competição, pois com a oferta ultrapassando a demanda em cada vez mais setores, a competição por uma fatia de mercado em contração, embora necessária, não será suficiente para sustentar altos níveis de desempenho.
Para conquistar novas oportunidades de crescimento e de lucro, elas também precisam criar seus oceanos azuis.
O “Movimento Estratégico” é um conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados. O estudo revela que a empresa e o setor não são as unidades de