O segredo do Capitalismo, segundo Karl Marx
Porque o próprio sistema e a sociedade criam meios de esconder a exploração, de moldar as pessoas conformem querem, a classe dominante que detêm do poder através do próprio capitalismo cria meios que escondam da classe oprimida, no caso a classe trabalhadora, que trabalha para deixar cada vez mais rica a classe dominante. A manipulação é tamanha que os meios de comunicação, as músicas e filmes fazem parte desta estratégia para esconder a exploração, até porque eles têm dinheiro para pagar para estes meios transmitirem o que lhes convêm, o que possa distrair as pessoas, alienar num mundo ilusório.
Infelizmente o sistema capitalista tem essa divisão de quem tem dinheiro detêm do poder, é a chamada classe dominante e o trabalhador que não tem poder é a classe dominada. E é a classe dominante que explora o trabalhador e esconde das pessoas a realidade do capitalismo.
É oprimente aceitar que quem realmente trabalha é explorado por quem não trabalha, que tudo o que adquiriu foi através do trabalho de outrem, desde o maquinário, a empresa, bens e lucros. E o trabalhador só adquire dívidas, ordens, opressão, no fim aceita a exploração por conta da sobrevivência.
O “trabalhe mais depressa” que é exigido pelos patrões é por conta da diminuição da carga horária de trabalho que já chegou a ser de 16 horas. E por mais que tenha chegado à redução pela metade, o patrão quer continuar lucrando, não quer diminuir suas metas, quer cada vez mais, a produção não pode diminuir, então, o empregado é obrigado a produzir a mesma quantidade de produção em 8 horas. Ou seja, o que achamos que foi uma conquista, se revela como contínua exploração através de pressão por muitos meios.
E mesmo trabalhando estas 8 horas